Aluno Cotista

Informações sobre bolsas e auxílios para alunos

A Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis – PR-4 – tem como responsabilidade fundamental a formulação de políticas, buscando a implantação e acompanhamento de atividades de assistência, inclusão e acessibilidade aos estudantes da Universidade, a fim de garantir sua permanência, com aproveitamento, até a conclusão do curso.

Veja todas as informações no Manual do Cotista.

Dentre os Programas Assistenciais, destacam-se:

Ao se inscrever em um auxílio ou bolsa em que haverá recebimento de valor em dinheiro, o estudante deferido no processo deverá cadastrar seus dados bancários para que possa receber o benefício.

Se já é aluno cotistas do CAp-UERJ ou da Graduação, ou se foi DEFERIDO em algum dos programas de assistência estudantil gerenciados pelo DAIAIE/PR4, abra sua conta no Banco Bradesco e nos informe seus dados bancários através dos formulários a seguir.

Para mais informações sobre Cadastramento de Dados Bancários, clique aqui.

Diretoria de Cooperação Internacional – DIRCINT

Coordenado pela Reitoria, a diretoria de Cooperação Internacional atua junto a representações diplomáticas e organismos internacionais, a fim de promover programas de cooperação e intercâmbio de docentes, pesquisadores e discentes da UERJ. A diretoria foi criada para acompanhar e ampliar a inserção da UERJ no cenário internacional em função do processo de consolidação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Fonte: http://dci.uerj.br/

Alunos UERJ – GRADUAÇÃO

O aluno de graduação, regularmente inscrito na UERJ, tem a oportunidade de cursar disciplinas numa Instituição de Ensino Superior (IES) estrangeira, que mantenha convênio com a UERJ ou através de programa de agência de fomento à pesquisa, conforme Deliberação 013/2016.

Veja aqui os pré-requisitos e como participar.

Alunos UERJ – Pós-Graduação

O aluno vinculado a curso de pós-graduação stricto sensu da UERJ pode cursar disciplinas em uma Instituição de Ensino Superior (IES) estrangeira, que mantenha convênio com a UERJ, exclusivamente na modalidade de afastamento por intercâmbio e mediante aprovação da coordenação do curso de pós-graduação. Os créditos serão aproveitados a critério do curso.

Veja aqui como participar e demais informações.

Alunos UERJ – Pós-Graduação

Veja aqui como participar e demais informações.

Alunos Estrangeiros

A DIRCINT orienta estudantes de graduação e de pós-graduação de instituições de ensino superior estrangeiras conveniadas nas etapas do ingresso para intercâmbio nos diferentes cursos e programas oferecidos pela UERJ.

As aulas são ministradas em Português.

Veja aqui as formas de ingresso.

Alunos Estrangeiros – Pós-Graduação

Veja aqui as formas de ingresso.