A UERJ contribui para a solução de problemas que interessem ao bem estar da coletividade e ao desenvolvimento das instituições, estendendo à comunidade, sob forma de cursos e serviços especiais, as atividades de ensino e os resultados da pesquisa; além de sua abrangência na extensão Universitária que abarca, também, todos os níveis de atenção à Saúde.

Cursos de Graduação

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro oferece 32 cursos de graduação, que se desdobram em diferentes habilitações, licenciaturas e bacharelados. Os cursos são oferecidos por 30 unidades acadêmicas, abrangendo as cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Resende, São Gonçalo e Cabo Frio.

Para verificar todos os cursos oferecidos, clique aqui.

Departamento de Administração Acadêmica – DAA

O DAA tem como missão a manutenção da fidedignidade e integridade dos registros acadêmicos dos alunos da graduação, a coordenação, supervisão e controle dos procedimentos acadêmicos – administrativos que envolvam a vida acadêmica do corpo discente dos cursos de graduação, desde o seu ingresso até o momento da diplomação, bem como a confecção e registro de diplomas de incumbência da Universidade.

Dentre os serviços oferecidos pelo DAA, destacam-se a expedição de diplomas, transferência interna e rematrícula.

Saiba mais em https://www.daa.uerj.br/.

Aluno Online

Disponibiliza aos alunos da graduação a consulta de informações sobre seu curso (fluxogramas, ementas, disciplinas e horários) e sobre seu histórico escolar.

Permite realizar a inscrição em disciplinas, acompanhar os processos de inscrição, emissão da carteira de estudante, imprimir a declaração de matrícula e de conclusão de curso, além de possibilitar a consulta do andamento de processos do Departamento de Administração Acadêmica (DAA).

Clique aqui para acessar.

Formas de ingresso

• Vestibular

A prova da Uerj é chamada de “prova cidadã”, por estabelecer o conteúdo básico que deve ser de conhecimento de todos os alunos do ensino médio em todas as regiões do Estado, quaisquer que sejam as suas escolas. Neste sentido, a prova cidadã é também uma prova democrática. Seu objetivo é que qualquer candidato que se dedique a estudar com afinco e, no dia da prova, se disponha a ler com atenção e cuidado todas as questões, seja capaz de resolvê-las, independentemente da condição social ou da escola em que estudou.

Para mais informações, acesse o site do Departamento de Seleção Acadêmica – DSEA.

• Seleção via notas do ENEM (2022.2)

Processo Seletivo via nota do Enem para vagas remanescentes do Vestibular Estadual 2022.

• Transferência Externa

Para mais informações, clique aqui.

A Transferência Externa é a forma de ingresso de aluno egresso de outra Instituição de Ensino Superior, mediante classificação em processo seletivo realizado, condicionalmente à existência de vaga para o mesmo curso, obedecidos os critérios estabelecidos pela Unidade Acadêmica.

Os candidatos à Transferência Externa deverão estar regularmente matriculados em Instituição de Ensino Superior (IES), em mesmo curso de duração plena, reconhecido pelo Conselho Federal de Educação (CFE) ou Conselho Estadual de Educação (CEE), e ter cumprido o mínimo de 20% ou o máximo de 70% do total de créditos exigidos para a conclusão do curso na UERJ.

Acesse: https://www.daa.uerj.br/transferencia-externa

• Transferência ex officio

A Transferência ex officio é a forma de ingresso de aluno egresso de outra Instituição de Ensino Superior, matriculado em mesmo curso de duração plena, independentemente de vaga no curso, de prazo e de classificação em processo seletivo, quando se tratar de servidor público da administração direta ou indireta, civil ou militar, inclusive seus dependentes, que a tenha requerido em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício, por interesse da Administração Pública, de fora da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e que acarrete mudança de residência para esta Região.

Acesse: https://www.daa.uerj.br/transferencia-ex-officio