A UERJ contribui para a solução de problemas que interessem ao bem estar da coletividade e ao desenvolvimento das instituições, estendendo à comunidade, sob forma de cursos e serviços especiais, as atividades de ensino e os resultados da pesquisa; além de sua abrangência na extensão Universitária que abarca, também, todos os níveis de atenção à Saúde.

Drive Uerj

Drive Uerj

O Drive Uerj é um serviço de armazenamento de arquivos em nuvem, semelhante ao Dropbox, Google Drive, etc. Foi implantado tendo em vista a grande demanda da Universidade por discos externos e pen drives para armazenamento de arquivos. Com o Drive Uerj, as unidades podem manter seus dados seguros e disponíveis, mesmo na ausência de acesso à Internet.
Como solicitar o serviço Drive Uerj?

Ao se cadastrar no ID Único Uerj o servidor da Uerj já pode acessar a área de armazenamento  do Drive Uerj, que poderá ser utilizada para armazenamento temporário de arquivos e/ou local para compartilhamentos. O tamanho da área de armazenamento do Drive Uerj é limitado, razão pela qual recomendamos que a unidade interessada em armazenar seus arquivos permanentes no Drive Uerj solicitem a criação da área de armazenamento Drive Uerj Corporativo.

Qual o tamanho da área de armazenamento do meu Drive Uerj?

500 MB.

É possível aumentar a área de armazenamento do meu Drive Uerj?

Não é possível aumentar a área de armazenamento do Drive Uerj. A área planejada, de acordo com a atual infraestrutura, para atender a todos os servidores da Uerj e para ser uma área de armazenamento temporário para compartilhamento de arquivos, evitando-se assim o envio dos mesmos por meio do correio eletrônico. Vale ressaltar que o envio de arquivos por meio do correio eletrônico consome recursos de rede e de armazenamento elevados, gerando cópias dos arquivos nas caixas de correios dos destinatários e do próprio remetente. Os arquivos de trabalho permanentes devem ser gravados na área de armazenamento do Drive Uerj Corporativo.

Qual o tamanho da área de armazenamento Drive Uerj Corporativo?

5 GB.

É possível aumentar a área de armazenamento Drive UERJ Corporativo?

Sim. A unidade poderá solicitar o aumento da área de armazenamento, justificando.

Como solicitar a criação da área de armazenamento Drive Uerj Corporativo?

O órgão da Uerj deverá enviar CI para a DGTI, exclusivamente via SEI, informando:

• – em relação ao órgão: sigla e nome;
    • – em relação ao servidor que será o administrador da área de armazenamento corporativo: nome completo, matrícula UERJ, e-mail UERJ e ID Único.
Quais as atribuições do administrador da área de armazenamento Drive UERJ Corporativo?

O administrador do Drive Uerj Corporativo de um órgão é o único responsável, no órgão, pelas concessões de permissões na área de armazenamento para:

• – visualização, criação e alteração de pastas;
    • – visualização, criação e alteração de arquivos.

O administrador poderá compartilhar, com permissão de leitura ou leitura/escrita, as pastas e os arquivos com qualquer outro servidor da UERJ, mesmo que não seja do seu órgão.

Para que um servidor apareça na listagem de pessoas para compartilhamento, é necessário que o mesmo tenha entrado, pelo menos uma vez, no Drive Uerj.

É possível trocar o administrador do Drive UERJ Corporativo?

Sim. O órgão deve encaminhar CI para a DGTI, exclusivamente via SEI, solicitando a troca e informando os dados do novo servidor administrador.

Como acessar a área de armazenamento corporativo Drive UERJ Corporativo?

O administrador da área de armazenamento do Drive Uerj Corporativo do órgão visualizará uma pasta com o nome do órgão dentro do seu Drive Uerj.

Para visualizar a pasta corporativa do órgão o administrador deve:

1. clicar em “Compartilhado com você”;
    2. procurar pela pasta com o nome do órgão;
    3. verificar se a pasta foi compartilhada pelo órgão.

Figura 1 – Localização da pasta Drive Uerj Corporativo para administrador.

drive.uerj.br