Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2)

Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PR-2

A PR-2 é responsável por atuar como mediadora de professores e alunos junto às agências de fomento à pesquisa, incentivar a capacitação docente e a iniciação cientifica de estudantes de graduação, supervisionar e incentivar o desenvolvimento de novos cursos de pós-graduação e coordenar as bolsas de pós-graduação, entre muitas outras tarefas. Para o planejamento e a execução de suas ações, estrutura-se da seguinte forma:

• Apoio à Produção Científica e Tecnológica (DEPESQ);
  • Fomento ao Ensino para Graduados (DEPG);
  • Capacitação e Apoio à Formação de Recursos Humanos (DCARH);
  • Departamento de Inovação (InovUerj) e;
  • Centro de Estudos e Desenvolvimento Sustentável (Ceads).

Apoio à Produção Científica e Tecnológica – DEPESQ

O DEPESQ gerencia os seguintes programas: ProciênciaPAPP (Visitantes); Professor VoluntárioBPC e PROATEC. Além desses programas, é responsável também pelo credenciamento dos grupos de pesquisas da Uerj junto ao CNPq.

Localização: Pavilhão João Lyra Filho, Bloco F, 1º andar, Sala T-063 – Campus Maracanã

Telefones: 2334-0736 / 2334-0061

E-mail: depesq@sr2.uerj.br

Site: www.sr2.uerj.br/sr2/depesq/

Fomento ao Ensino para Graduados – DEPG

O DEPG tem por objetivo primordial apoiar toda iniciativa dos grupos de pesquisa da Universidade, em favor da criação e do acompanhamento de Programas de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado, modalidade stricto-sensu) e de cursos de Especialização (modalidade lato-sensu).

Telefones: 2334-0420 / 2334-0475

E-mail: depg@sr2.uerj.br

E-mail: latosensu@sr2.uerj.br (sobre a Especialização)

E-mail: strictosensu@sr2.uerj.br (sobre os Mestrados e Doutorados)

E-mail: posdoc@sr2.uerj.br (sobre o Pós-Doutorado)

Site: www.sr2.uerj.br/depg/

Capacitação e Apoio à Formação de Recursos Humanos – DCARH

O DCARH é responsável por capacitar e apoiar a formação de recursos humanos na graduação e na pós-graduação. Gerencia a concessão das licenças docentes (PROCAD), bolsas de MestradoDoutoradoEstágio no Exterior e Pós-doc (PROPG),  além bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Iniciação Científica Júnior (PIBIC/IT).

Localização: Pavilhão João Lyra Filho, Bloco F, 1º andar – Campus Maracanã

Telefones: 2334-0397 / 2334-0526

E-mail: dcarh@sr2.uerj.br

Site: www.sr2.uerj.br/dcarh/

Departamento de Inovação – InovUerj

O InovUerj atua na perspectiva de identificar e apoiar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, proteger a propriedade intelectual, promover a transferência de conhecimento, estimular e articular a interação entre a Uerj e a sociedade, visando a contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

Localização: Pavilhão João Lyra Filho – Rua São Francisco Xavier, 524 – Campus Maracanã

Telefones: 2334-0017 / 2334-0018

E-mail: inovuerj@sr2.uerj.br

Site: www.inovuerj.sr2.uerj.br

Centro de Estudos e Desenvolvimento Sustentável – Ceads

O Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (Ceads) está localizado na Ilha Grande, em uma região privilegiada para o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas voltadas para o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, além de profícuo para atividades de extensão e ensino.

O Ceads situa-se em uma área considerada santuário ecológico, que faz parte da Reserva da Biosfera da Unesco desde 1993. O Centro está integralmente incluído na Área de Proteção Ambiental dos Tamoios e do Parque Estadual da Ilha Grande.

Localização: Pavilhão João Lyra Filho, Bloco F, 1º andar, Sala 1.088 – Campus Maracanã

Telefones: 2334-0056

E-mail: ceads@sr2.uerj.br