Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR-4)

Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis – PR-4

A PR-4 tem como responsabilidade fundamental a formulação de políticas e de ações, buscando acompanhamento das atividades de assistência, inclusão e acessibilidade aos estudantes da Universidade. Para o planejamento e a execução de suas ações, estrutura-se da seguinte forma:

• Departamento de Articulação, Iniciação Acadêmica e de Assistência e Inclusão Estudantil (DAIAIE);
  • Departamento de Acolhida, Saúde Psicossocial e bem-estar (DASPB);
  • Coordenadoria de Assistência Alimentar e mobilidade espacial (CAAM)
  • Câmara para Implementação de Políticas Afirmativas Antirracistas e Interseccionais (CIPAAI);
  • Comissão de Validação da Autodeclaração (CPVA).

Departamento de Articulação, Iniciação Acadêmica e de Assistência e Inclusão Estudantil – DAIAIE

Nossas atividades têm como foco a inclusão e a articulação acadêmicas, para os estudantes oriundos da reserva de vagas, bem como propor e coordenar atividades de apoio e complementação acadêmica, que contribuam para o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes da UERJ.

É previsto aos estudantes cotistas direitos como: a Bolsa Permanência, a aquisição de Material Didático e o apoio acadêmico, durante todo o curso universitário.

O DAIAIE, para atingir seus objetivos, atua incentivando a implantação de processos de ensino-aprendizagem, assessorando o Gabinete da PR-4 no âmbito de sua competência, consolidando parcerias internas e externas, supervisionando procedimentos para aquisição de material de apoio às atividades curriculares, elaborando relatórios técnicos concernentes às suas atribuições, dentre outras ações.

Seu principal programa é o PROINICIAR – Programa de Iniciação Acadêmica, que promove ações de apoio ao estudante, de modo a garantir-lhe a permanência na UERJ, com aproveitamento, até a conclusão do curso.

Localização: Pavilhão João Lyra Filho, térreo, Sala 032 – Campus Maracanã

Telefones: 2334-0970 / 2334-0971

E-mail: daiaie@uerj.br

Site: http://www.daiaie.uerj.br/

Departamento de acolhida, saúde psicossocial e bem-estar – DASPB

O DASPB está voltado para o atendimento do corpo discente, na interseção do campo da saúde e da educação, o que exige a articulação com outras instâncias e atores institucionais, oferecendo um espaço de cuidado que visa a autonomia do aluno.

Nossas ações visam a construção de estratégias que fortaleçam a assistência estudantil na UERJpor meio de atividades de promoção de saúde mental, inclusão e acessibilidade.

Localização: Pavilhão João Lyra Filho, 2º andar, Bloco E, Sala 2.009 – Campus Maracanã

Telefones: 2334-0983 / 2334-0987

E-mail: daspb@uerj.br

Site: http://www.pr4.uerj.br/index.php/saude/

Coordenadoria de Assistência Alimentar e Mobilidade Espacial – CAAM

Tem como finalidade coordenar ações estratégicas de acesso e permanência nos campi, como a garantia do direito estudantil à alimentação adequada e a promoção de ambientes alimentares universitários saudáveis, passe livre, transporte intercampi e outras infraestruturas de apoio estudantil.

Localização: Pavilhão João Lyra Filho, Restaurante Universitário (RU) – Campus Maracanã

Telefones: 2334-0006

E-mail: caam@uerj.br

Site: http://www.pr4.uerj.br/index.php/coordenadoria-de-assistencia-alimentar-e-mobilidade-espacial-caam/

Câmara para Implementação de Políticas Afirmativas Antirracistas e Interseccionais – CIPAAI

A CIPAAI tem como atribuições:

• Fortalecer as políticas antirracistas, de diversidade e ações afirmativas da UERJ;
  • Formular, incentivar e apoiar a criação e implementação de ações afirmativas direcionadas as populações historicamente excluídas: indígenas, negras, quilombolas, mulheres, pessoas trans e travestis, pessoas com deficiência, refugiados e outros grupos vítimas de discriminação;
  • Formular o texto de discussão que, incentiva e apoia a criação de reservas de vagas nos processos seletivos para pessoas trans e travestis;
  • Organizar metodologias de investigação, levantamento de dados e produção de indicadores, monitoramento e ações que priorizem instrumentalizar políticas e gestão sobre as ações afirmativas;
  • Contribuir para a formulação de ações que integrem o tema na relação ensino, pesquisa e extensão;
  • Sugerir critérios de avaliação e de validação das comissões relativas às questões no âmbito dos objetos dessa Câmara.
  • Realizar seminários, reuniões, oficinas e cursos para formação inicial e continuada de estudantes, servidores (docentes e técnicos administrativos) e terceirizados, no campo das ações afirmativas.

Comissão de Validação da Autodeclaração – CPVA

Tem como objetivo homologar a condição étnico-racial autodeclarada pelo candidato negro (preto ou pardo), quilombola ou indígena.

Para verificar a legislação, clique aqui.